sábado, 27 de setembro de 2008

Galaxy Rangers Fanart


Tai uma brincadeira rápida pra desestressar : um rabisco com cores tosquinhas do grande lider dos Cowboys do Espaço ( não , não é o Clint Eastwood seus porras!!!!) , Zachary Fox, o xerife dos Galaxy Rangers!!!!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Esboços

Olá nação cabulosa da gota,

Uma vez que eu passo a maior parte do tempo em sala de aula meu tempo de prancheta fica devidamente comprometido. Daí a minha demora em botar meus projetos pra frente, até um de poucas páginas como Noir Samurai Tango. Ok, eu sei que isso soa como uma desculpa safada ( e em certo nível até é mesmo) mas é verdade. Eu acabo desenhando mais na lousa (eu ia escrever quadro negro . hehehe. Se bem que aquela porra era verde... para de viajar e volta pro texto peste) do que no papel. Meus alunos se acabam de mangar quando me pegam rabiscando no meio da aula.


Bom, no meio desses trampos todos eu acabo brincando muito de rabiscar. Fico fazendo esboços e brincando muito com materiais e traços que geralmente eu não costumo (ou não me sinto seguro o suficiente para) aplicar em HQs. Na maioria das vezes meus esboços me dão muito mais prazer do que a minha arte devidamente finalizada. E esse pensamento não é só meu, vários artistas que eu admiro pensam dessa forma, e gostariam de poder colocar no trabalho final o dinamismo dos esboços. Uns dos exemplos legais que ví recentemente são os esboços do Fabio Cobiaco e do Ryan Ottley ( desenhista do Invencível de Robert Kirkman) que tem idéias bem legais. Cliquem nos nomes dos cabras e deleitem-se. Sempre quis escrever deleitem-se. Vou escrever de novo em CAPS: DELEITEM-SE!

Aí abaixo alguns esboços que fiz esses dias com o material que tivesse na minha frente, de caneta BIC ate lápis de cor. As vítimas foram o bom e velho escoteirão azul, o Noir Samurai e a minha mais bizarra obsessão: Mighty Mouse (aquele mesmo que é seu amigo). Malditos Bakshi e John K!!!!! Divirtam-se ai! Ou melhor: deleitem-se! Escrevi de novo!! Iéééééééééééé!!!!!!



domingo, 7 de setembro de 2008

Sangue, Ossos, Letras & CIA

Eu não sei se eu já disse por aqui, mas eu sou professor. É, professor de artes! Sim, eu exerço a mais nobre e sofrida profissão do mundo. Não vou entrar aqui naquela ladainha de salário, horas de trabalho e tudo mais, não vem ao caso agora e é um assunto complexo e , infelizmente , sem solução simples.

A parte mais sofrida pra mim é observar dia a pós dia o que a humanidade está se tornando. O que os jovens estão se tornando, o que eles pensam e vêem.

O problema de ser professor hoje é que diferente da maioria das profissões voce não pode se dar ao luxo de "apenas" fazer o seu trabalho de forma seca, objetiva, ganhar sua merreca mensal e ir pra casa viver. É uma profissão impossível de ignorar! Tem muitas vidas ao seu redor, dependendo de voce em maior ou menor grau.

Não pra não pensar no aluno que teve o azar de ser filho de pais filhos da puta que não tem a menor idéia do que é cuidar de verdade de uma criança, negligenciando necessidades básicas humanas substituindo por um mar de inutilidades modernas, tendo como resultado um ser humano ainda mais filho da puta.

E voce alí sem poder fazer nada de realmente efetivo.

...


Porque essa viagem toda agora? Pra falar do outro lado da moeda horas!!!!!
A vantagem de ser professor é que voce pode, do outro lado avaliar quem voce foi , quando aluno e advinhar o que aquelas mentes e almas irão se tornar. Eu quando estou em sala de aula não deixo de ver a mim e a meus antigos colegas no lugar de meus alunos. E de avaliar como eles lidam com situações que nós passamos, é um exercício interessante.

Eu penso como seria por exemplo se houvesse um instrumento como um blog na minha época de
aluno. É claro que havia net, mas o acesso era uma bosta imensa. A net era bebezinho ainda! E os sites eram horriveis!

To viajando de novo.

Amelhor parte de ser professor é conhecer esses seres humanos maravilhosos, os alunos. Quando voce da sorte voce ganha vários amigos , pessoas que te ensinam bem mais do que voce a eles, e que voce pode ensinar bem mais do que as materias de seu planejamento anual.

Agora ... me tornar fã de um aluno é algo que eu nunca esperava. E aconteceu.

Tinha um aluno em uma das escolas que ensinei ( São Rafael, saudades eternas) que era muito doido. Mas era um genio, vivia me perguntando sobre livros, música e quadrinhos. Era ótimo papear com ele. Mas ele saiu da escola e perdemos um pouco do contato, meses depois descubro que o porra evoluiu pacas. Leu, ouviu e viveu.

E começou a escrever.

E,velhinhos, como escreve aquele figura. Todo dia eu to no blog dele dele pra dar um saque na nova presepada dele.

Eu ia postar um aqui de exemplo, mas foda-se, voces tem que ler tudo.

Senhoras e senhores cabulosos, com voces Dilner Gustavo, meu ex-aluno e atual ídolo, e seu

Sangue, suor, letras & CIA

Leiam e comentem

Ele merece!!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Viajante Jaum

Diga nação cabulosa invisível!!! Como vocês perceberam essa budega está em reforma! É que eu decidi das uma arrumadinha na casa antes da chegada do primeiro filho completo dessa parada (Noir Samurai) . Pois é, depois de quase fechar isso aqui e parar com os quadrinhos de vez (de fazer , pois ler eu nunca vou parar) eu conheci o trabalhos de uns cabras internet afora que me trouxeram a empolgação de novo. Entre esses o principal foi o Jaum, com um trabalho que tem tudo que possui várias caracteristicas que eu ando buscando, dentre elas, um traço elegante e preciso, uma narrativa apurada (com um uso bem legal de silêncios e panorâmicas) , e uma história instigante. Numa primeira e superficial olhada é bem fácil cair na armadilha do " mais um cara copiando Moebius" mas é só dar mais um passo pra ver que a coisa ali vai bem longe. E dando uma explorada no blog e no orkut do cabra da pra ver que a coisa é tem (ou terá) pitadas autobiográficas (será que eu acertei Jão??).

Bom, depois eu falo mais sobre a história. Ou melhor, vejam voces mesmos, clique aí:

Viajante Jaum

Curtam a viagem.