sábado, 24 de janeiro de 2009

Nick e Neck - DORIMOGU DAA!! Lembra desse , mano??




Anos 80.

Muita nostalgia pra muita gente por motivos mil. Eu prefiro mesmo os 90 uma vez que eu me lembro realmente de ter começado apreciar a vida nos 90.

Mas 0s 80 tem uma coisa especial : as animações. Diferente das outras décadas , as animações desse período eram férteis em variedade e originalidade. E algo que falta a muitas animações metidas a besta e bajuladas que vieram depois: descompromisso.

Independente do tema o lema era divertir, o que deixava as partes sérias muito mais sinceras e menos forçadas do que a de desenhos que querem ser levados a sério demais.

A lista de exemplos é imensa, posso destacar alguns como Rei Arthur, Peter Pan no bouken (essa versão é genial), Sectaurus, Inumanóides, Jayce e alguns outros, que apesar de serem descompromissados traziam temáticas bastante sérias.

Mas o principal e o que mais me impressionou até hoje nessa leva foi o anime NICK E NECK (DORIMOGU DAA!!) Duas toupeirinhas (é ,daquelas que cavam o chão e pãns) um macho e a caçula fêmea que saiam por aí viajando (não lembro o motivo) e se envolviam na vida de muita gente. Os episodios abordavam, com um humor impar muito bem explorado na sensacional dublagem, temas bem pesados como escravidão e morte. Tudo isso de uma forma bem lúdica e leve.

E quem dessa época não tem um amigo que ganhou o apelido de Kobabau? Que era o nome da bruxa que perseguia as toupeiras.

Bom, empolgado com essas lembranças e felizão por assistir um episódio no santo You Tube (valeu adriano80, seja você quem for) eu fiz os desenhos que abrem o post. Do primeiro eu vou fazer uma estampa de camisa. Assim que fizer eu posto uma foto aqui.

Abraços cabulosamente nostalgicos .

AH!!!, curtam aí o desenhinho mano



terça-feira, 20 de janeiro de 2009

The Noir Samurai Tango 1- 10


Aqui o meu principal projeto de HQ . Sim! Um Samurai que dança Tango! É um projeto de 30 páginas das quais você confere as 10 iniciais aqui! No momento estou refazendo todas as páginas do zero! Com o tempo você poderá conferir e comparar as mudanças feitas entre elas! Por enquanto encarem essas de baixo como um beta ou páginas conceituais!

Taí:

Páginas 1 a 3 e capa
Páginas 4 a 6
Páginas 7 e 8
Página 9
Página 10

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

The Noir Samurai Tango 10 e uma tirinha de aquecimento

Isso!!!! Antes do prometido caceteeeeee!!!!!

Página 10 (logo aí no fim do texto) partindo pro ultimo duelo dessa HQ que era pra ser uma brincadeira curta, hehehehehehehe!!!

Semana que vem se tudo der certo eu posso até finalmente concluí- la , com falhas é claro, que procurarei corrigir no futuro.

Pra aquecer as canetas e a munheca eu sempre faço uns rabiscos. Dessa vez eu tinha acabado de ler All Star Superman (Grandes Astros é a cabeça do meu pau pegando fogo). O lindo final da fenômenal obra de Grant Morrinson e Frank Quitelly, e que acabou de roubar o posto de Alan Moore e seu "Para o homem que tem tudo" como a melhor história com o Super já feita. Eu fiquei vendo as presepadas do Luthor e fiquei lembrando das armadas pesadas dele em outras HQs e como o Super aguenta quieto dando só umas penas leves pra ele. Quando da vontade de ver ele fazendo que nem o Authority as vezes. Sei que nunca vou ver isso, mas tambem sei que nunca vou ver o Papa Léguas sendo comido pelo Coiote, que nunca vou ver o Tom ferrando de vez com o Jerry, ou o Frajola se deliciando com o Piu Piu. Mas posso sonhar né?



E desenhar tudo isso!!! Bwaaahahahahaha!!

Então anuncio aqui a primeira das série de tiras aleatórias "CENAS QUE EU ADORARIA VER EM UMA HQ" (ou variantes) !!!

Claro que a primeira não poderia ser com outro: o azulão minha cobaia favorita estréia a sessão!!



Voltem sempre!! Porque eu tô CAGOTA!!!! E COMENTEM AS CENAS QUE VOCÊS ADORARIAM VER EM HQS, DESENHOS, FILMES E TAL mas que sabem que nunca vão acontecer!

Abraços cabulosos!!!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

The Noir Samurai Tango página 09

Isso!!! Produção constante apesar de uma série de obstáculos indesejáveis que ainda me deixam longe do rítmo que eu gostaria de estar. Essa página até que saiu rapidinho. Uma rodada de arte final e e outra de cor e letras. A fonte mudou porque eu perdi a anterior, mas eu gostei do usso dessa aí, dá o tom de livro policial barato de editora vagabunda.

Com a próxima página que, se tudo der certo, eu postarei até o sábado chego na metade da HQ! Finalmente, não vejo a hora de concluir e fazer o arquivo completo. Principalmente porque ele irá marcar o ponto de mudança que pretendo pro blog!

Fiquem aí, eu volto já,já! :)

Abraços cabulosos!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

The Noir Samurai Tango páginas 7 e 8




Dando início agora às atividades de 2009! Postando as páginas 7 e 8 de Samurai Tango e de quebra uma página em preto e branco pra mostrar parte do processo de construção da HQ. Iniciei os esboços das páginas seguintes e a até fevereiro estarei finalizando finalmente a HQ. Em seguida darei início a produção de uma HQ em parceria com Marcos Wacko, um escritor excelente cujo conto passarei para o formato de quadrinhos. No mesmo post colocarei o conto escrito e todo o processo de adaptação até chegar no formato final.

Ah, as páginas acima estão na ordem inversa. Primeiro vejam a segunda que é a sete e a primeira é a 8! Abraços cabulosos.

Prometo que não demorarei tanto pra postar de novo.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Abs Moraes, o escritor invisivel

E aí cambada!

Deixa eu contar uma historinha minha com a internet.

No início dos anos 2000 (que já indo pra segunda década, nossa mãe) eu já acessava internet com uma certa frequencia ,mas não me preocupava muito com o quesito "comunicação" eu curtia mesmo era pesquisar coisas e encomendar revistas. Principalmente revistas que dificilmente eu encontraria aqui na minha pequena Aracaju. Nesse quesito os sites ajudavam muito. Um dia eu ví no Universo HQ uma resenha sobre um personagem de quadrinhos brasileiro que era publicado em um jornal do sul do país. Era o Gralha.

O rewiew elogiava bastante o album da Via Lettera que reunia as histórias publicadas nos jornais. Encomendei a parada pra ver qual era. E , que surpresa boa.

A grande maioria dos desenhosa era fenômenal. E os roteiros acima da média do que eu andava lendo com relação não só a HQ nacional, mas à HQ em geral.

Pesquisei mais sobre os autores e acabei chegando no site da Nona Arte, do André Diniz. Lá encontrei inumeras HQs produzidas pelo pessoal que trabalhou no Gralha, destaque para Antonio Éder, Orissaka, e o cara que é assunto desse tópico: Abmael Moraes.

Ele foi o roteiristas de algumas histórias do album e escreve um grande números de coisas, entre contos, artigos, crônicas e roteiros de HQ. Das HQs que encontrei dele no site da Nona Arte a que mais me chamou a atenção na época foi o fanzine/revista Reptil. Lá haviam várias HQs fantasticas em parceria com vários desenhistas espetaculares. O maior destaque , a HQ que me fez ficar que queixo caído como a muito tempo eu não ficava com uma HQ era uma homenagem (ou coisa assim) que ele fez com o homem de aço, chamada Prefixo: Super.

Rapaz eu fiquei tão besta com essa HQ que pela primeira vez eu quis me comunicar com um autor. Eu nunca havia feito isso. Descobri que ele era colunista no Universo HQ e que possuia um site, chamava-se armário de ossos ou algo assim. Lá haviam vários textos escritos por ele, e o principal: vários roteiros de HQ. Para que quem aprender sobre o ofício de fazer quadrinhos é importante conhecer a estrutura de um bom roteiro. E Abs colocava desde roteiros de HQs prontas até alguns sem um desenhista definido.

Um desse roteiros ele disse que não havia encontrado desenhista ainda. Eu tomei coragem e mandei pra ele um email pedindo autorização pra desenhar. Disse a ele que queria ser avaliado por conhecedores e criadores de HQ.

Ele leu o email gostou da idéia e me deu a autorização.

Como eu queria muito agradar eu demorei pra cacete pra fazer UMA página. Mandei pra ele e esperei o resultado. Pra minha surpresa ele não só mandou a resposta com a opinião dele mas mandou também a do Antônio Eder ,um dos desenhistas brasileiros que mais admiro. O texto foi bem detalhado apontando os erros e como eu poderia melhorar, além de várias referencias.

E foi assim durante todas as outras 5 páginas de CICATRIZ. Uma história curta com um ótimo personagem que mais tarde foi aproveitado em outra HQ escrita pelo Abs.

Um dia eu prometo que reescaneio a HQ e coloco aqui pra vocês darem uma olhadinha.

Depois desse periodo eu perdi o contato com o Abs. Comecei a dar aula e meio que parei com as HQs, só retomei a vontade de fazer HQs uns três anos, com 7 Encontros e Lucidez .

Procurei ele pra mostrar os projetos mas não encontrei.

Daí que mais uns três anos depois através no mano Jaum eu reencontro esse escritor invisível. E pra minha sorte ele está produzindo como sempre.

Ainda bem! :)

E melhor ainda, tá colocando Prefixo: Super pra frente!!

Cliquem aqui e vejam o motivo da minha empolgação!

Abraços cabulosos!!