domingo, 31 de outubro de 2010

Andei (...)

E aí Cabulosos de plantão,

Aproveitando o feriadão pra tocar os projetos pessoais e estudar (acreditem, é ASSIM que eu descanso). Tô lendo bastante, desenhando razoavelmente e aprendendo legal a pintar de novo.
Mas não é bem sobre isso que vim falar não. É sobre a nova sessao aqui do Olhar Cabuloso : a série Andei (...) . É um espaço onde colocarei minhas impressões sobre coisas que andei lendo, jogando, assistindo , ouvindo e por aí vai! Digamos que será uma área de mini-resenhas, coisas que acho legal recomendar pra vocês. Teremos também em breve uma sessão de resenhas detalhadas e sobre coisas que acho de suprema importância e que tem de ser compartilhadas. Bom , sem mais delongas vamos ao que interessa...


ANDEI LENDO

Andei lendo ...
Wolverine - Arma X, nova série mensal do carcaju escrita pelo Jason Aaron e desenhada por diversos artistas, que sai por aqui na revista Wolverine da Panini. Rapaz, eu nunca colecionei o título mensal do Tony Ramos do Canadá, simplesmente porque só tem roteirista bundão trabalhando com ele (apesar de só ter desenhista classe A) é uma história pior que a outra que transformam o personagem numa coisa overpower e sem graça. Mas aí vem o autor de Escalpo que recupera tudo que era legal no carcaju, o temperamento machão e a violência azuada. Primeiro numa história isolada desenhada por Howard Chaykin depois com essa mensal sensacional. Até agora, aqui no Brasil, foram dois arcos um de abertura tradicional com ação e jogando os segredinhos da série, desenhado pelo sempre estiloso Ron Garney e outro feito Yannick Paquete. Esse segundo arco mostrou simplesmente uma das histórias mais fodas de Wolverine que já ví desde Arma X do Barry Smith, ela faz um apanhado de toda a carreira do peludão sem recorrer a nenhum dos flashbacks forçados e habituais, e mostrou um sanatório assustador, e um vilão que veio pra ficar. É um filme de FREAKS numa revista do Wolverine . Se a Panini mantiver a linha de publicação de histórias como está eu continuo acompanhando com certeza. Dá pra achar facinho por aí podem ir atrás.

Andei (RE)lendo,

Barry Windsor-Smith. O que dizer desse senhor que já não foi cantado aos quatro ventos? O cara deu forma ao Conan. O cara desenha de forma sobrenatural, ele fala de arte de um jeito metafísico (
ja leu o OPUS dele? Não? Você tá na internet ,brother!! Vai atrás AGORA), e ele contou ao mundo como Logan virou Wolverine. Esqueça as merdas que outros fizeram depois usando de forma porca o nome e o plot dessa obra de arte. Essa é a história definitiva desse personagem, mas aqui Logan não importa, não importam os X-MEN, não importa a porra do japão, não importa o passado, não importa o Dentes de Sabre. O que importa aqui é estudar o animal dentro do personagem. Importa mostrar o quanto o ser humano é primário em suas intenções, sejam eles geniais ciêntistas com sua visão primaria de resultados , seja o instinto seco de um homem reduzido a cobaia de matar. Smith mostra aqui que ele está muito além de ser apenas um desenhista virtuoso. Ele é um ARTISTA completo que fez tudo na revista. Do texto às cores. É uma experiência única ver a integração da arte com o texto. Esse ultimo um capítulo especial. As muitas vozes misturando-se em uma cacofônia que passa a sensação de caos no laboratório e na mente de Logan. Cara, é muita coisa, a revista é um clássico indiscutível que deveria ser relido e reanalisado mas a fundo indo além do injusto fator "passado do Wolverine" . Ah! A versão da Panini tá bonitona e trás de volta todos os cortes foitos pra revista caber no formatinho da Abril! Só senti falta da entrevista legal que tinha na primeira edição! Bom, cabolosos novatos, corram atrás dessa pra embelezar suas estantes e suas mentes.

E Andei lendo...
Milk Closet

Rapaz, eu tenho medo de japonês. Tai um povo que podemos chamar de alienígena. Tudo neles é estranho e fascinante na mesma proporção. Ninguem é capaz de se reinventar e continuar tradicional como eles. E eles tambem tem idéias estranhas. Muito estranhas. Principalmente envolvendo a infância. E esse mangá que descobri depois de uma matéria excelente do Alexandre Lancaster em seu blog Maximum Cosmo, acho que o único blog com cérebro sobre mangá que conheço (hehe, tô brincando...mas nem tanto) . Leia primeiro a matéria dele sobre o mangá e depois a analize sobre o movimento Superflat, e ai vá atrás dessa história. Não espere gostar dela logo de primeira, aliás, não espere ter uma opinião formada sobre essa HQ logo na primeira leitura. Você ficará maravilhado, enojado, revoltado, com inveja da narrativa, com pena dos personagens, com ódio do autor. É uma HQ difícil. E por isso você deve conhece-la. Vá atrás e me diga o que achou.


No momento é isso ,cabulosos! Digam o que acharam da coluna e comentem as HQs indicadas!

Aquele abraço!

2 comentários:

Massai disse...

maroto, ce num faz ideia do quanto eu 'não gosto' do Vouveryne hehehe... [não é ironia] uahuaha
ele é muito "soumacho" isso irrita.
arma X é bem desenhado, mas o wolverine faz a hq ficar ruim. uheuhe
curti a ideia da resenha e talvez eu faça uma cópia marota com os devidos créditos hahahaha.
Quanto aos japoneses: sim, eles são muito estranhos e 'capacitosos' [inventei] tudo que eles fazem com afinco sai bom e bem bolado haahah.
abraço velho!!

Rodrigo Seixas disse...

Opa, valeu pelos comentários Massai! Eu também não pago pau pro anão peludo, não. Mas .assim como Batman. ele é um bom personagem pra caras com talento brincarem. É o caso de Arma X. Podia ser qualquer outro personagem cara, que a revista seria foda do mesmo jeito. Barry Smith é sobrenatural!!