domingo, 30 de setembro de 2012



E aê padawans cabulosos! O tio Cabuloso aqui tá em pleno processo produtivo. Geralmente nesse período alguns autores não entram em contato com nenhuma obra pra não sofrer influência em seus trabalhos. Eu faço o contrário. Eu leio tudo o que posso pra minha cabeça ferver. E gosto justamente de procurar as idéias mais absurdas e extremas possíveis, daquelas que eu nunca teria coragem de fazer. E essas características caem justamente no autor da Webcomic de hoje: o insanamente inigualável DOUG TENNAPEL.

No post sobre os clássicos do SNES o Cupim Mahtchelo citou Earthworm Jim e o idealizador do personagem. Mas esqueceu de citar o criador do ponto mais importante daquela zorra toda: o visual. E o responsável é justamente Doug Tennapel. Que é também é responsável pelo design único de The Neverhood & Skullmonkeys.  

 


Tendo toda a questão visual de Earthworm Jim em mente já da pra ter uma idéia do que encontrar nos trabalhos em quadrinhos do Tennnapel: nonsense ácido (no sentido lisérgico e sarcástico da palavra) , traços e personagens loucos e um domínio de narrativa do cacete, que não se parece com nada que você viu por aí. Eu já li uma das primeiras histórias dele GEAR, e ela é completamente desconcertante. Sabe aquelas HQs inclassificáveis? Pois bem , essa é única palavra que eu encontrei pra ela. E pelo que andei folheando das outras elas tem o mesmo teor.

 

 

 

Aqui no Brasil finalmente teremos uma delas traduzida : Fantasmópolis. A recém lançada divisão de quadrinhos da editora Ática ( que por sinal só tá trazendo maravilhas pra cá, veja aqui a listinha). A árvore Sagrada já abriu o olhinho pras obras dele e já, já tá rolando aí um filminho com o Hugh “Wolverine” Jackman.  

 

 

 “Mas , tio cabuloso, só da pra achar as revistas dele na Amazon ou nos ninjas , né?”

Não, estimado ,padawan, pra nossa sorte o Tennapel também disponibilizou toda sua loucura cartunesca em uma webcomic.  Com todos os personagens e situações absurdas e divertidas que podemos esperar da mente desse figura: RATFIST.



Nela conhecemos a história de Ricky, um típico adulto dos anos 2000: um cara que mentalmente não passou da adolescência, mesmo estando casado e beirando os 40 anos.

 A única diferença é que ele se veste como um rato pra combater o crime! (Kick Ass é o caralho!)

  A justificativa  ou o mea culpa dele na primeira página falando sobre casamento  é sensacional. Mas como em suas outras obras Tennapel não perde tempo com frescurites filosoficas e já entramos no ritmo frenético na segunda página quando conhecemos Milt o rato de estimação de  Ricky que parece dizer o tempo todo: “Puta cara babaca!” 

A partir daí temos uma série de eventos rápidos que no fim formam uma HQ excelente página a paágina. Postarei aqui as quatro primeiras e o resto vocês podem conferir até o final no site do RATFIST.

Então, cabulosos, boa leitura e até semana que vem!





Sem comentários: