sexta-feira, 7 de setembro de 2012

DRAW MAGAZINE! Leitura obrigatória para ilustradores ou fãs!


E aê Padawans dominicais! Estão aí com suas vovós colocando aquela LASANHA em suas barrigas rotundas? Já deram aquela trollada no seu brother hoje (oi Tchelo)? É eu sei que já! Mas que tal fazer isso dando uma lida em uma das revistas sobre ilustração mais sensacionais já lançadas! Não sabe qual é ,padawan? Pois bem, hoje o tio Cabuloso vai apresentar pra vocês a sensacional DRAW MAGAZINE!
DRAW! é uma revista especializada no mercado de ilustração em diversas áreas mas é focada principalmente nos profissionais de HQ. É um projeto capetaneado por Mike Manley e Brett Blevis, dois artistas veteranos no mundo dos quadrinhos. Os leitores mais antigos aqui no Brasil conhecem seus trabalhos das revistas do Batman, Capitão Marvel da DC e Novos Mutantes. Atualmente eles continuam em atividade como produtores de Lay-out (esboços que serão preencidos por outros artistas depois) e concept artists.

Mike Manley
Por volta de uns 5 anos eles decidiram criar uma revista que debatesse profundamente a profissão do ilustrador com minucias sobre todos os detalhes que envolvem o processo de ilustração como sua rotina diária, os materiais, dicas e algumas curiosidades. O formato escolhido pra isso foi o de longas entrevistas e alguns artigos sobre temas especificos. 

E, padawan, quando eu digo longas entrevistas eu estou falando é de 80% de uma revista de mais de 100 páginas!!! Sério nos temos na faixa de 2 a 3 artistas por edição. Sendo que o principal ganha na faixa de umas 50 páginas de entrevista! E Mike Manley, que geralmente faz as principais entrevistas, arranca muita coisa dos entrevistados e tambem joga suas experiencias de forma bem humorada e até didatica. 

DRAW 01
            Já os artigos e sessões de dicas e tutoriais ficam na maioria das vezes a cargo de Brett Blevins, mas não é raro ver tutoriais feitos por artistas fodões da industria. E são incrivelmente bem feitos e cheios de detalhes precisos e dicas fodonas.

A DRAW é uma revista de periodicidade estranha. Semestral, quase anual. Parece algo estranho, mas depois de dar uma lida nela da pra entender o trabalho que deve ser fazer uma edição como aquelas, acho que nem se ela fosse bimestral ia dar pra fazer algo parecido. Ainda bem que o conteúdo faz dela uma dequelas publicações  que você vai reler várias vezes e que vale a pena colecionar.


Sensacional entrevista com Doug Mahnke!
Já são 21 publicações desde o número de estréia e já passaram por ela diversos nomes importantes no mundo da ilustração como Bruce Timm , Kevin Nowlan, Genndy Tartakovsky, com entrevistas bem legais  e sempre existindo a chance de você descobrir o trabalho de um ilustrador novo . Das ediçoes que eu lí posso destacar a de número 14 com o meu desenhista de HQs favorito atualmente: Doug Mahnke. Ele que trabalha pra DC Comics a mais de uma década e é co-criador do MASCARA (aquele mesmo do filme do Jim Carrey)  atual.  Essa edição tras detalhes bem legais do processo de produção de Mahnke , bem como curiosidades loucas como o fato de que ele é LEVANTADOR DE PESOS PROFISSIONAL!! Daqueles de olimpiada e tudo!! Não é bem a figura que a gente faz de um desenhista , né? E na mesma edição tinha um bate papo com Steve Purcell (Ilustrador dos adventures da Lucas Arts e criador de Sam e Max) e Ovi Nedelcu, um ilustrador que trabalhou em desenhos como Juniper Lee e é autor de uma HQ bem legal chamada PigTale, publicada pela Image Comics.

Geralmente eu não gosto de colocar links pra download aqui, mas como nesse caso é muito dificil ter acesso a edições antigas da DRAW mesmo na Amazon eu vou abrir uma excessão. AQUI  você vai encontrar várias edições da revista pra download! Capricha no inglês aí , padawan!
Espero que vocês curtam e aproveitem as muitas horas de informação classe  sobre o mundo fodão da ilustração.

Amplexos animados ,crianças!

Sem comentários: