sexta-feira, 1 de maio de 2009

Por favor matem o Dan Didio!!!


Vou casar por esses dias e meu trabalho como professor consome bastante o meu tempo. Sobra pouco tempo pra outras atividades. No meio da mudança pro apartamente onde vou morar com munha esposa a primeira leva foi com os livros e algumas HQs. Entre elas as antigas aventuras da Liga da Justiça que sairam pela Abril. No descanso entre uma atividade e outra me dei ao luxo de dar uma folheada na primeira edição, com a capa maravilhosa da Liga encarando o leitor e o fenômenal e surrado Guy Gardner falando "E aí? Vai encarar?" MUITO FODA!!!

Folheia vai, folheia vem.. engoli a porra da revista em minutos , dando as mesmas risadas das outras vezes que lí a revista, a ultima foi na faixa de uns 10 anos atras. Decidi então pegar as primeiras 12 edições pra ler. E a cada página passada, a cada gargalhada do Besouro, a cada bronca do Batman no Guy, a cada ação atrapalhada do Sr. Miragle, a cada aparição de Max Lord, uma sensação de tristeza muito grande aparecia seguindo cada risada que eu dava.

O motivo? A triste constatação de uma época que não volta mais . Não abrem mais espaço pra uma HQ como essa, que trata de temas sérios de forma bastante leve.

Não era uma HQ que não se levava a sério, como várias HQs metidas a engraçadinhas por aí costumam se rotular já tentando evitar as criticas que sabem que terão. A Liga de Giffen e DeMattheis na hora de falar sério falava bastante sério e com muita propriedade. E na hora de zoar , eles zoavam com mais propriedade ainda.

Sem humor apelão, apenas tiradas inteligentes. Se hoje dizem que as boas HQs se aproximam do formato que bons seriados dramáticos da TV, como Demolidor , de Bendis e Brubaker, podemos dizer que A Liga era uma boa sitcom dramática com um ritmo bastante similar ao visto em Seinfeld.

Minha tristeza é que dificilmente uma HQ dessas pode voltar a ser feita hoje, pois os autores são colocados na obrigação de criar obras sérias ou darks, os próprios Giffen e DeMattheis, Peter David e outros ou não trabalham mais ou fazem HQs modorrentas. Marvel e DC andam se levando a sério demais. Depois falam dos anos 90. Hora crianças, eles nunca foram embora realmente.

Sim, temos tentativas de humor em HQs de super- heróis das duas grandes, principalmente nos trabalhos do Dan Slott e do Robert Kirkman, mas todos sem o equilibrio da antes, ou tudo é muito avacalhado, ou muito sério, e o pior, muito vazios.

O motivo de tudo estar assim? Não sei. Mas a impressão que tenho é a de que o mundo cresceu mais do que deveria, e sem equilibrio. Os adultos andam muito mais sérios e chatos do que deveriam, as crianças sem base e com um humor estúpido, rindo das coisas mais esquisitas.

O mundo anda estranho e chato.

A HQs tambem.

E o unico personagem que poderia estar fazendo graça dessa situação toda foi o primeiro a ser eliminado. Talvez pra mostrar definitivamente que havia mais espaço pra boa e velha graça no mundo.

Mas quem sabe um dia nós possamos ver/ ouvir isso de novo e sentir um pouco de leveza no meio dessa bagaceira toda.

Abraçõs cabulosos e, antes que eu esqueça:



Dá uma sensação boa né?

Sem comentários: