domingo, 29 de agosto de 2010

O Caminho para Colorização


Oi cambada cabulosa,

A partir de hoje passo a atualizar sempre o blog! Pouco importa o tamanho dos posts . Eles sempre estarão aqui pra alimentar o hábito e criar o costume e o gosto de postar novamente.

Quando falei que ia parar o blog e estudar um pouco mais o meu ofício eu pensava principalmente no lado de estudar colorização. Nunca tive muita paciencia com cores e morro de admiração/inveja dos grandes coloristas. Sempre pintei minhas HQs nas coxas e o resultado nunca me agradava muito. Decidi então estudar a fundo isso.

O problema era: começar como e onde?

Como a internet oferece tanta coisa você fica meio perdido por onde começar. Você tem que filtrar muito. Demorei bastante pra achar as informações certas e efetivas pra começar mas no fim cheguei a referências sensacionais :

Começando com o Blog de Desenhador do legendario Mozart Couto que coloca dicas impressindíveis e tutoriais maravilhosos com programas open source como o Gimp, o My Paint entre outros. Graças a ele comecei a utilizar direito minha Tablet Genius. E graças a ele achei maravilhas da colorização digital como o trabalho genial de Ramón Miranda com sua própria versão do Gimp, o Gimp Paint Studio voltado basicamente para ilustradores.

Graças ao Mozart cheguei tambem ao fenômenal DVD Chaos and Evolutions de David Renov que também trabalha com os softwares livres. O disco possui tutoriais de até 4 HORAS (!!!) mostrando o passo a passo do método de trabalho do autor. Tô vendo ele beeeem devagar.

Nessa primeira etapa até que as coisas estão indo bem, mas o a genius não funciona bem com o Gimp instalado no Windows e isso torna o processo de colorir um pouco penoso demais. Então até eu instalar o Linux aqui (tô cada vez mais curioso sobre o pinguinzinho ) vou dar um tempo nos estudos com essa parada. Sem colorir a sério só experiencias azuadas mesmo.

Pra minha sorte o Rod Reis finalmente fez um Papo de Artista sobre colorização e chamou a colorista gaucha e gracinha Cris Peter , esposa do ótimo desenhista Rafael Albuquerque que desenha American Vampire (escrita pelo Stephen King) e autor da Mondo Urbano. No podcast eles citam diversas formas de trabalho e em um determinado momento a Cris fala sobre o livro de cabeceira dela: o DC Comics Guide to Coloring and Lettering Comics
escrito pelo colorista Mark Chiarello com prefácio de ninguem menos que Jim Steranko!!

O livro é excelente e faz um apanhado bem direto de colorização , tanto na parte teórica (o que eu mais queria saber) quanto na prática. É justamente ele que estou estudando no momento. Não vejo a hora de colocar as lições dele em prática. Mas vou sem muita afobação , pois sei que é ela que me mata.

Bom , rebanho de doidos, acho que foi um post bom pra uma volta minimamente decente né? Todos os nomes que citei tem lins então não se façam de roganos e descubram aí tudo que eu descobri também. Garanto que vocês não se arrependerão.

Afinal de contas, o titio cabuloso nunca mente!!!!



Só quando fala que vai atualizar muito o blog! Hehehehehehe!!! Não se preocupem vou atualizar ele sim! Nem que seja pra deixar um amplexo pela retaguarda!!

Até logo mais!!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Aeeee cara, parabéns pelo post. Irado. Abraço do seu brother!!!
Alexvegeta11. Hehehe