Olá leitor cabuloso, aqui darei continuidade às crônicas cabulosas em terras hermanicas. De certa forma ,minha intenção é que, ao final, essa série de postagens sirva uma espécie de mini-guia para aqueles interessados em visitar Buenos Aires atrás de elementos de cultura pop, focando principalmente nos quadrinhos.
Nessa postagem falarei sobre meus preparativos para a viagem. Você não tem idéia como algumas horinhas sentados na frente do Google maps e dos sites e blogs certos podem facilitar sua vida em qualquer viagem. Então vâmo nessa...
Buenos Aires Cabulosa- Preparativos
Assim que eu e a patroa decidimos o destino , realizamos os devidos trâmites com a agência de turismo . Até pensei em ir por conta própria, reservando sozinho o hotel e comprando a passagem direto na empresa de aviação , mas era a minha primeira viagem internacional caramba, o serviço de uma agência traria uma segurança e agilidade que dificilmente eu teria fazendo as coisas sozinho. E minha decisão mostrou-se bastante acertada como contarei no fim dessa série.
Tudo feito e devidamente colocado no cartão de crédito, só me restava então pesquisar,pesquisar e pesquisar.Google aberto, escolhi minhas palavras chave e lá fui eu : Quadrinhos Argentinos, Cinema Argentino e Literatura Argentina.
Nos quadrinhos dei uma sorte tremenda, simplesmente pela existência do Blog dos Quadrinhos escrito pelo fodão Paulo Ramos. Ele escreveu um diário sensacional sobre sua passagem por Buenos Aires em busca de quadrinhos. Um verdadeiro guia turístico da nona arte argentina. O material é tão incrível que posteriormente deu origem a um livro: BIENVENIDO: UM PASSEIO PELOS QUADRINHOS ARGENTINOS. Graças a ele pude fazer a organização das principais comiquerias (as lojas de HQ de lá) que eu iria visitar: A Club Del Comic, A Entelequia e também a fenomenal e portentosa livraria El Ateneu. Em seu guia ,o Paulo detalha bem sua passagem por lá, falando não apenas dos autores e de suas obras, mas também dando ENDEREÇOS, não só das comiquerias mas também de uns cafés pra dar uma relaxada e recuperar do impacto do que seria visto lá e pra segurar o impulso nerd consumista. Acreditem amigos, ele NÃO estava exagerando.
Dos outros sites que encontrei a maioria deles fazia referência e utilizou como guia de viagem as dicas dadas pelo Paulo. Mas encontrei boas fotos e endereços diferentes para as mesmas comiquerias, mas nada muito além. Um bom texto é o do site Pipoca e Nanquim .
Com relação a cinema eu tinha certeza que queria trazer a animação que adaptava para o cinema a HQ Boogie El Aceitoso de Roberto Fontanarosa. Pesquisei também sobre filmes policiais argentinos e descobri dois interessantes: Carancho e El Aura. Os dois já passaram nos cinemas daqui , mas eu nunca tive conhecimento. E fiquei por isso mesmo. A surpresa com relação ao cinema argentino, e a forma como os argentinos se relacionam com cinema e teatro- eu só cheguei a entender lá mesmo. E foi uma descoberta e tanto.
Sobre a literatura eu queria conhecer mais da policial e da ficção cientifica deles, então achei alguns artigos interessantes com nomes de autores e livros. Outra fonte de busca bastante útil foi a comunidade Ficção Científica do Orkut, o pessoal lá tem referências bastante vastas.
Tentei me resumir a esses três tópicos, principalmente devido a minha curta estadia lá- três dias- e ainda dividindo o tempo com os interesses da patroa, que não eram poucos. Fiz minha wishlist, tracei minha rota de peregrinação no Google maps e....esperei.
Próximo post: A Viagem OU “Ó Senhor! Por que me deste essa porcaria dessa cabeça bichada que não agüenta andar de avião ?”
Hasta luego, cambada!
Sem comentários:
Enviar um comentário