domingo, 7 de setembro de 2008

Sangue, Ossos, Letras & CIA

Eu não sei se eu já disse por aqui, mas eu sou professor. É, professor de artes! Sim, eu exerço a mais nobre e sofrida profissão do mundo. Não vou entrar aqui naquela ladainha de salário, horas de trabalho e tudo mais, não vem ao caso agora e é um assunto complexo e , infelizmente , sem solução simples.

A parte mais sofrida pra mim é observar dia a pós dia o que a humanidade está se tornando. O que os jovens estão se tornando, o que eles pensam e vêem.

O problema de ser professor hoje é que diferente da maioria das profissões voce não pode se dar ao luxo de "apenas" fazer o seu trabalho de forma seca, objetiva, ganhar sua merreca mensal e ir pra casa viver. É uma profissão impossível de ignorar! Tem muitas vidas ao seu redor, dependendo de voce em maior ou menor grau.

Não pra não pensar no aluno que teve o azar de ser filho de pais filhos da puta que não tem a menor idéia do que é cuidar de verdade de uma criança, negligenciando necessidades básicas humanas substituindo por um mar de inutilidades modernas, tendo como resultado um ser humano ainda mais filho da puta.

E voce alí sem poder fazer nada de realmente efetivo.

...


Porque essa viagem toda agora? Pra falar do outro lado da moeda horas!!!!!
A vantagem de ser professor é que voce pode, do outro lado avaliar quem voce foi , quando aluno e advinhar o que aquelas mentes e almas irão se tornar. Eu quando estou em sala de aula não deixo de ver a mim e a meus antigos colegas no lugar de meus alunos. E de avaliar como eles lidam com situações que nós passamos, é um exercício interessante.

Eu penso como seria por exemplo se houvesse um instrumento como um blog na minha época de
aluno. É claro que havia net, mas o acesso era uma bosta imensa. A net era bebezinho ainda! E os sites eram horriveis!

To viajando de novo.

Amelhor parte de ser professor é conhecer esses seres humanos maravilhosos, os alunos. Quando voce da sorte voce ganha vários amigos , pessoas que te ensinam bem mais do que voce a eles, e que voce pode ensinar bem mais do que as materias de seu planejamento anual.

Agora ... me tornar fã de um aluno é algo que eu nunca esperava. E aconteceu.

Tinha um aluno em uma das escolas que ensinei ( São Rafael, saudades eternas) que era muito doido. Mas era um genio, vivia me perguntando sobre livros, música e quadrinhos. Era ótimo papear com ele. Mas ele saiu da escola e perdemos um pouco do contato, meses depois descubro que o porra evoluiu pacas. Leu, ouviu e viveu.

E começou a escrever.

E,velhinhos, como escreve aquele figura. Todo dia eu to no blog dele dele pra dar um saque na nova presepada dele.

Eu ia postar um aqui de exemplo, mas foda-se, voces tem que ler tudo.

Senhoras e senhores cabulosos, com voces Dilner Gustavo, meu ex-aluno e atual ídolo, e seu

Sangue, suor, letras & CIA

Leiam e comentem

Ele merece!!

1 comentário:

tente não sorrir perto das suas felicidades disse...

velho brigadão mesmo!
tem uma culpa sua nisso td! suas ideias já me ajudaram!
vlw mesmo cabra!