sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Abs Moraes, o escritor invisivel

E aí cambada!

Deixa eu contar uma historinha minha com a internet.

No início dos anos 2000 (que já indo pra segunda década, nossa mãe) eu já acessava internet com uma certa frequencia ,mas não me preocupava muito com o quesito "comunicação" eu curtia mesmo era pesquisar coisas e encomendar revistas. Principalmente revistas que dificilmente eu encontraria aqui na minha pequena Aracaju. Nesse quesito os sites ajudavam muito. Um dia eu ví no Universo HQ uma resenha sobre um personagem de quadrinhos brasileiro que era publicado em um jornal do sul do país. Era o Gralha.

O rewiew elogiava bastante o album da Via Lettera que reunia as histórias publicadas nos jornais. Encomendei a parada pra ver qual era. E , que surpresa boa.

A grande maioria dos desenhosa era fenômenal. E os roteiros acima da média do que eu andava lendo com relação não só a HQ nacional, mas à HQ em geral.

Pesquisei mais sobre os autores e acabei chegando no site da Nona Arte, do André Diniz. Lá encontrei inumeras HQs produzidas pelo pessoal que trabalhou no Gralha, destaque para Antonio Éder, Orissaka, e o cara que é assunto desse tópico: Abmael Moraes.

Ele foi o roteiristas de algumas histórias do album e escreve um grande números de coisas, entre contos, artigos, crônicas e roteiros de HQ. Das HQs que encontrei dele no site da Nona Arte a que mais me chamou a atenção na época foi o fanzine/revista Reptil. Lá haviam várias HQs fantasticas em parceria com vários desenhistas espetaculares. O maior destaque , a HQ que me fez ficar que queixo caído como a muito tempo eu não ficava com uma HQ era uma homenagem (ou coisa assim) que ele fez com o homem de aço, chamada Prefixo: Super.

Rapaz eu fiquei tão besta com essa HQ que pela primeira vez eu quis me comunicar com um autor. Eu nunca havia feito isso. Descobri que ele era colunista no Universo HQ e que possuia um site, chamava-se armário de ossos ou algo assim. Lá haviam vários textos escritos por ele, e o principal: vários roteiros de HQ. Para que quem aprender sobre o ofício de fazer quadrinhos é importante conhecer a estrutura de um bom roteiro. E Abs colocava desde roteiros de HQs prontas até alguns sem um desenhista definido.

Um desse roteiros ele disse que não havia encontrado desenhista ainda. Eu tomei coragem e mandei pra ele um email pedindo autorização pra desenhar. Disse a ele que queria ser avaliado por conhecedores e criadores de HQ.

Ele leu o email gostou da idéia e me deu a autorização.

Como eu queria muito agradar eu demorei pra cacete pra fazer UMA página. Mandei pra ele e esperei o resultado. Pra minha surpresa ele não só mandou a resposta com a opinião dele mas mandou também a do Antônio Eder ,um dos desenhistas brasileiros que mais admiro. O texto foi bem detalhado apontando os erros e como eu poderia melhorar, além de várias referencias.

E foi assim durante todas as outras 5 páginas de CICATRIZ. Uma história curta com um ótimo personagem que mais tarde foi aproveitado em outra HQ escrita pelo Abs.

Um dia eu prometo que reescaneio a HQ e coloco aqui pra vocês darem uma olhadinha.

Depois desse periodo eu perdi o contato com o Abs. Comecei a dar aula e meio que parei com as HQs, só retomei a vontade de fazer HQs uns três anos, com 7 Encontros e Lucidez .

Procurei ele pra mostrar os projetos mas não encontrei.

Daí que mais uns três anos depois através no mano Jaum eu reencontro esse escritor invisível. E pra minha sorte ele está produzindo como sempre.

Ainda bem! :)

E melhor ainda, tá colocando Prefixo: Super pra frente!!

Cliquem aqui e vejam o motivo da minha empolgação!

Abraços cabulosos!!

1 comentário:

Anónimo disse...

señor Seixas!

grato pela generosidade de suas palavras, hombre. vi tuas hqs, afinal. grande assimilação entre nossa última troca e a atual. fucked-up o lance de unir samurai e tango... do ponto de vista estético as duas 'artes' têm similaridades. John Woo já dizia que inspirou-se nos musicais pra compor as coreografias de seus filmes, principalmente da fase chinesa. LUCIDEZ é bem bacana, también. 7 ENCONTROS é uma promessa, certo? espero material rodriguiano vindo daí.

hasta!