sexta-feira, 13 de março de 2009

JCVD



Olá Cabulosos,

Voltei do exilio, dessa vez pra falar de cinema.

De Jean Claude Van Damme.

É você não entendeu errado. Vou falar do Van Damme. Ele mesmo. "Os Musculos de Bruxelas", O Grande Dragão Branco, o Soldado Universal.

Acabei de assistir JCVD, um filme onde Van Damme interpreta a sí mesmo, eu ouvi falar desse projeto no ano passado quando liberaram alguns trailers da parada, quando ví fiquei na pilha pois parecia ser um filme de gozação com o proprio ator, com sua vida bagunçada com drogas e tudo com uma fotografia e edição zuadas ao extremo, parecia um filme do Takashi Miike.

Pois bem. Depois ví que o povo estava elogiando. "A critica elogiando o Van Damme??"

Sim. Assisti agora e entendi o porquê.

O filme é incrivel!!! Tem cenas muito engraçadas mas não é uma comédia. É quase um drama. Um desabafo do (ex?) astro belga sobre sua carreira e a forma como os pessoas e a mídia o enxergam. Na trama ele depois de perder a guarda da filha num tribunal, volta pra Belgica pra recomeçar a vida, mas ele entra em um banco pra tirar uma grana e é feito refém por uns ladrões que estavam no local. E o pior é que eles fazem o mundo acreditar que ele é que comanda a gangue!!

Se fosse um filme ele ele encheria os caras de bicuto em espacato e pronto. Mas aqui é a realidade, e Van Damme é o homem e não o herói dos filmes. E isso faz toda a diferença.

O filme já seria bom só pelas partes engraçadas e pelos personagens cativantes e hilários, a motorista de taxí irritante e o sequestrador fã de Van Damme se destacam, bem como a boa tensão do sequestro. Mas o que marca além da direção firme e inventiva de Mabrouk El Mechri é a impressionantemente excelente atuação de Van Damme, que num determinado momento "pára" o filme e faz um longo e emocionado desabafo sobre sua vida e sua carreira. Um momento ímpar que pega todos de surpresa. Repito é triste e emocionante.

JCVD crianças. Caso vejam esse filme na locadora (ou no seu pirateiro) mais proxima peguem.

É uma experiencia gratificante.

1 comentário:

Giordano disse...

Irada a resenha Kapião!!
Fiquei na pilha pra ver, vc tem?

Abração