quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Fatos Aleatórios 2 - A possível ressurreição do Cartoon Network

E aê ,cambada cabulosa! Tudo bunitinho com vocês? Comigo tá tudo filé!

"Qual seria o motivo, Cabuloso?" Você perguntaria, sorumbático leitor! E eu com incontido entusiasmo (ô texto de fresco), respondo:


MINHAS  ENCOMENDAS DA AMAZON CHEGARAM!!!!! 

E estão em perfeito estado!! O livro sobre action figures POP SCULPTURES é grandão,bem recheado e pesado pra dedéu, vai ser como uma bíblia da escultura pra mim, o Blue Spring (Taiyo Matsumoto) da editora Viz é do mesmo formato que os mangás da Panini só que mais leve!

Você quer uma? Então compra(na Amazon)! By: Kiko 

E a satizfação maior mesmo foi ver que edição legal essa de I Kill Giants do escritor , subestimado, Joe Kelly, com papel estiloso  capa cartonada com a reserva de verniz E relevo mais inteligente e estilosa que ví até hoje ! Isso tudo por US 10, 87 ( 18,20 cascalhos nossos) , se um dia sair por aqui essa parada ai custar na faixa de uns 40 contos!




AMAZON!! EU TE AMO!!

Mas chega de gozo consumista e vamos para o tópico do dia!! Hoje o que seria a coluna Andei Assistindo se transformou em um texto bem grandinho sobre a Cartoon Network! Vamo lá que o papo tá legal!

A RESSURREIÇÃO DA CARTOON NETWORK!


Do início até metade dos anos 2000 o Cartoon Network era O canal , seguido de perto pela Warner! Não tinha pra ninguem velho! Eles tinham uma programação simplesmente fenômenal de animações, com uma variedade impressionante, indo da exibição de clássicos até a jogada de mestre, arrebatando o público com a exibição de diversos animes - porra, era religioso assistir Dragon Ball Z no fim de tarde -   Mas o que pegava a galera pelo pé mesmo eram as produções próprias Menina Super Poderosas, Jonny Bravo, Laboratório de Dexter, Eu sou o Máximo, Vaca e Frango (a insanidade de Ren & Stimpy traduzida pra pivetada)! O sucesso dessa produções foi tanto que fez a Disney reavaliar a forma como ela fazia suas animações, principalmente no character design! Isso não é pouco! Muitos colocam os animes como responsáveis pela mudança e derrocada das animações da Disney nesse período, mas eu discordo, se vocês observarem bem, a Cartoon teve um papel muito maior nisso! Mas isso é outro papo, e bem maior que esse!

O problema veio logo depois, a Cartoon tomou o mesmo caminho da extinta FOXKIDS/JETIX (hoje Disney XD) e da Nickelodeon , que descobriu uma formula antiga mas muuuito eficiênte : reprisar a extrema exaustão a animação popular da casa! Padrinhos Mágicos no caso da primeira e Bob Sponja na segunda!

A Cartoon curtiu a formula quando achou a sua animação carro-chefe: BEN 10!

Feito isso , o garoto com o relógio cheio de Aliens dentro ficou absurdamente onipresente na programação, chegando a tomar cerca de 60% da grade! Péssimo pra quem apreciava a boa programação do canal, ótimo para a pimpolhada doida pelo gurí e para o bolso dos executivos. E isso vem durando uns bons 4 anos, gerando uma animosidade por parte dos mais velhos com relação a Ben 10, que passa longe de ser uma animação ruim!

2010 E UM ENSAIO DE MUDANÇA!
Bom , pelo costume natural do dedo na hora de zappear pelos canais eu sempre coloco na Cartoon, mas não ficava mais de 10 segundos quando via aquele traço de sempre de Ben 10! Nas propagandas eu ficava mais um pouquinho, pois alí a genialidade do canal ainda rendia alguma coisa com umas propagandas muito bem boladas!

Hora da Aventura - Traço estilozão
Mas volta e meia aparece uma coisa que prende minha atenção. Uns lances bem diferentes como Flapjack (que usa uma tecnica de animação com colagem muito estilosa) e Hora de Aventura , que tem o  melhor character design que ví surgir nos ultimos anos e que casa lindamente com a animação! Dois desenhos fantásticos !Nos últimos meses surgiu também  um tal de Generator Rex dos mesmos criadores de bem 10! Ótimo desenho de aventura e ação!

 O resultado disso é que a Cartoon está aos poucos recuperando seu estilo de programação antigo: os clássicos, que agora são recheados com os próprios desenhos da casa, alguns deles já com seus 15 anos de vida), diminuindo a exposição de Ben 10 e voltando à carga com novas produções, apenas os animes parecem não dar tanto interesse assim ao canal, algo que, sinceramente, tanto faz, já que há muito tempo os fãs de anime não assistem mais TV, concentrando-se na internet mesmo.

Melhor estréia da Cartoon em anos!
E pra fechar legal e dar esperanças boas com relação ao Cartoon ,temos a estreia do desenho novo do Genndy Tartakovsky: Sym-Bionic Titan! O criador de Dexter e Samurai Jack e responsável pela duas primeiras e melhores temporadas de Star Wars -  Clone Wars, finalmente volta a ativa com um desenho animado que ,mais uma vez entrega num pacote só uma vitamina de referências pop , animação de primeira e um show de efeitos sonoros que substituem quase toda a trilha sonora (artifício usado lindamente em todas as animações de Genndy,principalmente em Samurai Jack)! Nesse caso o uso do cell shading alcança a perfeição e o traço manual é bastante valorizado! E tem o fato principal : é sobre robôs gigantes caras!!! E isso é sempre foda né não, MRG ?  Confira aí o trailer!



Bom, se continuar nessa rota o Cartoon pode voltar perfeitamente a sua posição de 10 anos atrás sem utilizar muito essa estratégia barata da repetição AD INFINITUM de um determinado desenho, mostrando aquela força criativa que chegou a fazer a Disney tremer repensar seus conceitos!! Bem vindo de volta, Cartoon Network!!

Até logo mais,hermanos!! Usem os comentários e coloquem suas opiniões e histórias com a Cartoon Network ou outros canais de animação!

2 comentários:

Renan disse...

Sinto que o CN vai voltar a ter mais um telespectador! Ótimo post!

Anónimo disse...

Salve, xará!!!! Te aguardo então na terça feira! Um grande abraço e continue postando no blog: acompanho o mesmo diariamente!!!! Rodrigo Costa - Gibizone